Segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h30 +55 (11) 3040-3000 Atendimento emergencial +55 (11) 3040-3003
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h30 +55 (11) 3040-3000 Atendimento emergencial +55 (11) 3040-3003

Máscaras permitidas por companhias aéreas e outros cuidados no embarque

Se você tem alguma viagem de avião programada, já deve estar pensando em como fará tudo com o máximo de segurança, não é mesmo? Assim como em praticamente qualquer local, aeroportos e aviões exigem o uso de máscara em seus espaços, assim como outras medidas de proteção, desde distanciamento social até a higienização constante. Mas, quais são as máscaras permitidas pelas companhias aéreas que atuam no Brasil?

No dia 11 de março de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a exigência de tipos específicos de máscaras de proteção facial em aeroportos e aeronaves em nosso país. A decisão começa a valer no dia 25 deste mês e foi tomada para vetar máscaras que não são eficazes no combate à Covid-19.

Passageiros que não estiverem portando máscaras permitidas na hora do embarque serão impedidos de entrar no avião em questão. As máscaras que foram proibidas em voos nacionais são:

  • Bandanas;
  • Lenços;
  • Protetores faciais do tipo face-shield;
  • Máscaras de acrílico ou de plástico transparente;
  • Máscaras N95 ou PFF2 com válvula de expiração.

Quais são as máscaras permitidas por companhias aéreas?

Caso você tenha uma máscara N95 ou PFF2 sem válvula, é possível utilizar essa proteção. O mesmo vale para máscaras de tecido, contanto que o material seja de algodão ou tricoline e tenha camada dupla de proteção, além de ficar ajustado no rosto de maneira apropriada.

A proteção facial só não é exigida para pessoas com transtorno do espectro autista ou que tenham alguma deficiência intelectual, sensorial ou que impeça a utilização adequada. Crianças com menos de 3 anos de idade também não precisam de máscara em aviões e aeroportos. Nessas situações, que são exceções, o ideal é checar com a companhia aérea escolhida quais são as formas de agir, pois pode ser necessário apresentar um atestado médico e preencher um formulário da própria companhia com antecedência específica.

As máscaras com válvulas não são permitidas porque não geram a proteção necessária em relação à Covid-19, uma vez que a barreira na hora da respiração não é total, podendo fazer com que outras pessoas no mesmo ambiente se contaminem caso quem utiliza essa forma de proteção esteja infectado com o novo Coronavírus.

Também é importante lembrar que, no caso das máscaras de tecido, até mesmo as permitidas devem ser higienizadas de maneira adequada. Caso contrário, a proteção não é eficaz como deveria ser.

Cuidados no embarque

Além das precauções já citadas, é fundamental saber como agir na hora de embarcar, a fim de garantir a maior segurança possível. Veja a seguir o que você deve considerar ao se preparar:

  • Check-in on-line: faça os procedimentos de pré-embarque virtualmente, como o check-in on-line. Baixe o aplicativo da companhia aérea antes de embarcar e, de preferência, realize o web check-in com pelo menos 24 horas de antecedência, tendo o seu cartão de embarque, impresso ou digital, sempre em mãos.
  • Chegada antecipada ao aeroporto: quanto antes você chegar ao aeroporto, melhor. Devido aos novos processos de controle sanitário, o tempo de realização de qualquer ação pode levar mais tempo do que antes. Quem chega muito em cima da hora tem mais chance de enfrentar filas com mais pessoas. Os voos domésticos estão fechando com 1 hora de antecedência, então chegue antes disso ao aeroporto, mesmo que já tenha feito o web check-in.⠀
  • Mantenha o distanciamento recomendado: mesmo com as máscaras usadas corretamente, respeite o distanciamento social indicado. Preste atenção nas sinalizações e orientações dos funcionários. Todo cuidado é pouco!
  • Álcool em gel à disposição: leve consigo um frasco de álcool em gel para higienizar as mãos ao longo do voo, mesmo que aeroportos e companhias aéreas disponibilizem álcool em gel para todos. Além disso, confira com a companhia qual é o tipo de frasco e a quantidade permitidos.
  • Respeite o embarque e o desembarque ordenados: tanto na hora de entrar quanto de sair do avião, evite correria e aguarde sua vez, seguindo as orientações dos funcionários da companhia. Assim, aglomerações são evitadas. Isso também inclui o recolhimento da bagagem, pois não adianta fazer tudo certinho se você se amontoar na hora de pegar os seus pertences depois de sair da aeronave.

Cuidados no destino

Outro cuidado extremamente importante é checar a situação do destino, principalmente no caso de embarques internacionais. Cada país requer medidas específicas para impedir que o novo Coronavírus e suas variantes se alastrem por seus territórios. Por isso, é indispensável conferir as exigências vigentes em cada local antes da viagem.

máscaras autorizadas em aeroportos

Se você está se programando para uma nova viagem, seja a trabalho ou para passear, fique atento às recomendações acima. E conte com a CiaTUR para planejar suas viagens com o máximo de conforto e segurança. Fale conosco em caso de dúvidas!

Leave a Reply