Segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h30 +55 (11) 3040-3000 Atendimento emergencial +55 (11) 3040-3003
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h30 +55 (11) 3040-3000 Atendimento emergencial +55 (11) 3040-3003

Principais cuidados para viagens em tempo de pandemia

Já te contamos aqui todos os detalhes sobre os cuidados que os viajantes devem ter ao fazer novas viagens, desde as máscaras permitidas em aeroportos e voos até os cuidados no embarque. Entretanto, como a precaução precisa continuar também quando você estiver no destino, nós separamos os principais cuidados para viagens em tempo de pandemia, incluindo precauções durante seu deslocamento no local visitado.

Cuidados ao embarcar em transfer

Quando tiver que utilizar o serviço de transfer durante duas viagens em tempo de pandemia, não se esqueça de levar em conta os seguintes detalhes:

  • Priorize passeios e serviços de transfer individuais ou com capacidade reduzida;
  • Certifique-se de que o deslocamento tem distanciamento social entre as pessoas envolvidas;
  • Se puder, opte por transfer com boa ventilação;
  • Verifique se a empresa contratada faz a higienização adequada dos veículos, seguindo as normas vigentes no local;
  • Use máscara, passe o álcool em gel 70% nas mãos antes e após o trajeto, evitando levar as mãos aos olhos;
  • Siga todas as orientações da equipe do hotel onde você ficará e dos lugares visitados, como museus e outras atrações. 

Cuidados de segurança em hotéis

  • Taxa de ocupação

Um dos fatores que você precisa considerar ao escolher um hotel é a taxa de ocupação. Por isso, para evitar qualquer tipo de aglomeração nas instalações do estabelecimento, a CiaTUR confere a capacidade aplicada pelo local na época da sua viagem. 

Além disso, também avaliamos se o hotel em questão fica próximo dos pontos turísticos ou outros lugares para onde você terá que ir. Damos preferência para opções que não exijam o deslocamento via transportes coletivos a fim de evitar um risco maior de enfrentar lotação durante os trajetos. Quanto mais perto você estiver, melhor. Assim, dá para conhecer as proximidades por meio de uma caminhada ou pelo aluguel de bicicleta, por exemplo. 

  • Procedimentos de check-in e check-out

Antes de mais nada, conte com a CiaTUR para fazer contato com o hotel escolhido e assegurar que foram adotadas práticas para agilizar o check-in e o check-out. Evitar filas na recepção é imprescindível, então passar por essa etapa a partir de ações simples via aplicativo, e-mail ou pré-autorização do cartão de crédito já vai ajudar bastante. 

Nós também aproveitamos para verificar quais outras medidas de segurança o hotel está aplicando. Quanto mais rigoroso for o cuidado, maior será a chance de garantir que todos os hóspedes e funcionários não terão problemas relacionados à transmissão do novo Coronavírus. 

Uma dessas medidas de segurança inclui a limpeza dos quartos, visto que alguns hotéis suspendem a arrumação em casos de curta estadia, tornando o serviço opcional ao hóspede. Vale ressaltar a importância de prestar atenção em detalhes que antes passavam despercebidos, como por exemplo, o sistema de filtragem do ar e até mesmo embalagens de objetos pessoais, como toalhas de banho, rosto, piso e cobertores. 

  • Atenção nas áreas comuns

Nas áreas comuns, fique atento ao uso de máscaras, não apenas por hóspedes como também por funcionários. O indicado é retirar o item apenas em momentos de refeição e ao nadar em piscinas. E a disponibilização de álcool gel e/ou pias com água e sabão também é uma exigência indispensável. 

Desse modo, as atividades também precisam respeitar regras de segurança, inclusive a limpeza criteriosa dos espaços onde cada atividade acontece. De preferência, faça o que ocorre em lugares abertos e ao ar livre dentro do hotel. 

Cuidados em lugares públicos

Ao passear em lugares públicos, a CiaTUR recomenda fortemente que você siga algumas medidas para sua segurança: 

  • Mantenha a maior distância possível de outras pessoas;
  • Use máscara em todos os instantes, certificando-se de que há distanciamento social quando você tiver que tirar o item para comer, por exemplo;
  • Se possível, deixe abertas as janelas dos meios de transporte e dos lugares onde você estiver;
  • Higienize as mãos constantemente, assim como faz antes e durante o deslocamento;
  • Nunca compartilhe objetos básicos de higiene, como itens de uso pessoal;
  • Caso tenha algum sintoma que possa indicar contaminação, busque atendimento médico imediatamente, acionando seu Seguro Viagem ou nós da CiaTUR, que te levamos até o destino. E lembre-se de informar todos os locais por onde você passou até o momento. 

 

Novas alternativas para o bufê 

Os restaurantes dos hotéis também tiveram que se reinventar para que as viagens em tempo de pandemia pudessem ocorrer, pois antes, o que era normal, hoje se tornou um alto risco de contaminação.

Dito isso, os hotéis e resorts estão mantendo todas as medidas de segurança com maneiras alternativas de atender aos hóspedes. Alguns hotéis possuem o bufê assistido, com funcionários equipados com proteção individual que montam os pratos dos hóspedes. Dispor de uma equipe a postos, é mais garantido que nenhum hóspede seja servido sem estar usando máscaras ou sem respeitar o distanciamento social.

Outros hotéis optaram por bufês com itens em porções individuais e também pedidos à la carte. Também existe a opção de mini bufê servido à mesa, com pequenas porções de diferentes pratos, sempre mantendo o foco na segurança e higiene de cada hóspede. 

Selos de qualidade e higiene 

Alguns países criaram selos para identificar com mais facilidade aqueles que já estão aptos a receberem visitantes. Essa medida foi tomada como forma de segurança para voltarem a se tornar destinos seguros para viagens em tempo de pandemia e turismo. 

Portugal e Suíça possuem o selo Clean & Safe, como uma medida para voltar a ter confiança de seus visitantes. O selo possui validade de um ano e para recebê-lo é necessário implementar o protocolo interno de higienização. Aquele que for aprovado, pode exibir o certificado em seus estabelecimentos. 

A Espanha lançou o selo Turismo Responsável para aqueles que seguem o manual de medidas impostas pelo governo. O formulário está disponível de forma online e gratuita pelo site do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, mostrando o compromisso de seguir as medidas necessárias. 

O Reino Unido também está certificando hotéis, restaurantes e pontos turísticos que estão cumprindo orientações de higiene e mantendo a segurança de todos. O turismo do Reino Unido criou o selo We’re Good To Go, para estabelecimentos que cumprem todos os itens necessários da lista de recomendações. 

Claro que o Brasil também não estaria de fora! O selo Turismo Protegido foi criado como uma forma de minimizar os impactos da pandemia e estão previstos 16 protocolos, segmentados para cada setor. Os estabelecimentos devem seguir as orientações do Ministério da Saúde, fornecendo toda a segurança necessária aos seus visitantes.

Selo Safe Travels 

Lançado em maio de 2020 pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), o Selo Safe Travels tem o objetivo de garantir a saúde dos viajantes e impulsionar a retomada do turismo em todo o mundo. 

O Selo Safe Travels é reconhecido globalmente e apoiado pela Organização Mundial de Turismo (OMT) e permite que viajantes a negócios e lazer tenham conhecimento se o destino escolhido adota os protocolos globais de saúde e higiene. 

Atualmente, após um ano lançado, 250 destinos em todo o mundo já possuem o selo Safe Travels do WTTC, e a conquista deste selo é extremamente importante para destinos turísticos de todo o mundo.

A CiaTUR ajuda você a viajar com mais segurança

Caso você tenha alguma dúvida, é só entrar em contato conosco. Nós da CiaTUR estamos à sua disposição para garantir o planejamento mais eficaz, ágil e seguro para suas próximas viagens. Clique aqui para falar conosco. 

 

Leave a Reply