+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com
+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com

4 dicas de segurança para mulheres em viagens corporativas

Com a globalização dos negócios, as viagens estão cada vez mais presentes no mundo corporativo. Seja para fechar um grande contrato ou representar a empresa em algum evento importante é comum o envio de funcionários qualificados e competentes para outras localidades. Além disso, as mulheres estão se tornando cada vez mais presentes e relevantes nesse mercado. Segundo pesquisas recentes, elas ocupam cerca de 37% dos cargos de chefia no Brasil. 

Neste cenário é importante pensar em maneiras de diminuir os riscos para as mulheres durante viagens corporativas. E isso não tem ligação com privilégios ou vitimização. Sabe-se que mulheres, de forma geral, são alvos de investidas ligadas ao gênero. A mesma preocupação também se faz necessária em viagens de turismo. Porém, no âmbito empresarial, além da viajante, o próprio empregador deve estar atento à esta questão.

Quando uma viagem a trabalho ocorre “em cima da hora”, o resultado pode ser a falta de tempo para pesquisar o local, organizar a bagagem e planejar o deslocamento. Se você faz parte desta categoria de mulheres que viaja regular ou esporadicamente para fins profissionais, confira agora dicas fundamentais para garantir a sua segurança. 

Viaje com pouca bagagem

A primeira dica de segurança para mulheres em viagens corporativas é evitar carregar muita bagagem. Além de prejudicar a mobilidade, muitas malas implicam em vulnerabilidade, já que as mulheres são culturalmente associadas à fragilidade e a falta de força física, o que as torna suscetíveis a roubos. 

Portanto, sempre que possível, reduza ao máximo o número de bagagens, levando consigo apenas o essencial para os dias de viagem. 

Opte sempre pelas opções oficiais do lugar

Uma das maiores vantagens das empresas corporativas é a comodidade de ter tudo meticulosamente planejado antes do embarque. Porém, isso nem sempre acontece e alguns detalhes podem passar despercebidos. A necessidade de um outro transporte após desembarcar no aeroporto é um exemplo. 

Se algo assim acontecer, evite soluções alternativas. Se precisar de um táxi ou transporte público opte somente pelas opções oficiais no país. Isso garante a sua segurança e assegura que, em caso de imprevistos, haverá responsáveis legais para auxiliar na resolução do problema. 

Vale lembrar que em situações como esta é importante comunicar o responsável pelas viagens na empresa e solicitar orientação. Se a organização adotar um sistema de reembolso, lembre-se de solicitar os recibos e guardá-los para apresentação futura. 

Conheça a cultura local

Vivemos em um mundo pluralista e multicultural, o que resulta em diversos povos, tradições e costumes muito diferentes dos nossos. Mesmo se houver pouco tempo para planejar a viagem, reserve um período para pesquisar a cultura local e evitar contratempos indesejados. 

Enquanto há lugares onde é comum uma mulher viajar desacompanhada, em outros isso pode ser visto com maus olhos, como em certos países do Oriente Médio. Entender isso é importante para evitar constrangimentos e até problemas legais. Independente das suas convicções pessoais, compreender e respeitar a cultura alheia é uma boa forma de preservar a sua segurança e viajar com tranquilidade. 

Guarde os telefones de emergência

Graças à tecnologia, temos tudo o que precisamos na tela de um celular. No entanto, se a bateria acabar ou qualquer outro imprevisto ocorrer, é importante ter consigo telefones importantes e de emergência.

Contato da empresa, da seguradora de viagem, do telefone emergencial da agência de viagens. Assim como o endereço e telefone do hotel e outros telefones úteis devem estar sempre à mão, em um bloco de notas ou agenda. Em qualquer sinal de perigo ou emergência, não hesite em contatá-los. 

Além disso, estar atenta é requerimento básico em qualquer lugar do mundo por qualquer pessoa. Tomando os cuidados básicos, com certeza, sua viagem será tranquila e produtiva.

Conte com a Ciatur para planejar suas viagens corporativas com segurança e responsabilidade! Entre em contato e conheça mais sobre nossos serviços de consultoria corporativa.

Leave a Reply