+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com
+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com

Como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação pela internet

Quem viaja com frequência sabe que para poder entrar em alguns países é preciso possuir o Certificado Internacional de Vacinação. Agora é possível solicitar este certificado pela internet, o que facilita na hora de preparar os documentos necessários para a viagem. Confira a seguir como realizar a solicitação e ganhar tempo na hora de viajar.

Por que é necessário ter o Certificado Internacional de Vacinação?

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é necessário para entrar em países que exigem que seus visitantes sejam imunizados contra determinadas doenças.

As principais imunizações exigidas são contra a febre amarela, a poliomielite e a meningite, de acordo com as definições do Regulamento Sanitário Internacional.

Esse documento possui validade vitalícia, ou seja, é necessário solicitá-lo apenas uma vez e reimprimir em caso de perda ou extravio.

Quais países exigem o comprovante de vacinação?

Não são todos os lugares que exigem o comprovante da imunização. Porém é preciso ficar atento, afinal, esse documento é exigido por, aproximadamente, 135 países.

Para saber se o país que você irá visitar exige ou não a emissão de um Certificado Internacional de Vacinação basta acessar o site do CIVINET. Clique na aba Exigências de Viagem e selecione o destino que você deseja visitar.

Os resultados da busca irão mostrar se seu destino possui informações de saúde. Clique em cima do “olho” no campo de detalhes para ler todas as informações.

Outra opção é consultar a exigência diretamente no site da Organização Mundial de Saúde (World Health Organization), neste link. Na página, em inglês, procure o item Required vaccination e, logo abaixo, você verá yellow fever com o link para download da lista por país.

O passo a passo para solicitar o Certificado Internacional de Vacinação pela internet

A emissão online é válida apenas para os casos de vacinação contra febre amarela. Então, para emitir o seu Certificado Internacional de Vacinação o primeiro passo é, logicamente, ser vacinado.

A vacina pode ser tomada gratuitamente em qualquer posto de saúde do SUS ou também em postos de vacinação privados.

Depois de imunizado, você irá receber um comprovante ou um certificado de vacinação. Com esse certificado em mãos, realize o cadastro no CIVNET. É possível solicitar atendimento presencial ou online.

Para o atendimento presencial é preciso acessar o CIVNET, realizar o login e escolher a opção “cadastrar viajante”. Nesse caso, você também precisará ir até a unidade escolhida para retirar o Certificado Internacional de Vacinação.

Atendimento online

Já para o atendimento online basta acessar o portal do Governo Federal e solicitar a opção para emitir e imprimir em casa.

Já para emitir o Certificado Internacional de Vacinação que comprove que você foi imunizado contra a meningite e a poliomielite é preciso se dirigir a um posto de atendimento presencial.

Para a emissão, podem ser necessários alguns documentos, tais como: o número do CPF, um documento pessoal com foto (RG, passaporte ou a Carteira Nacional de Habilitação), o comprovante ou a carteira nacional de vacinação atualizada, dados de e-mail e a autorização do responsável, se for o caso.

Lembre-se: a vacina contra a febre amarela deve ser tomada até 10 dias antes da viagem.

Quer ajuda para planejar a sua próxima viagem com tranquilidade e segurança, sem esquecer de nenhum ponto importante? Contate os consultores da Ciatur!

Leave a Reply