+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com
+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com

Seguro viagem: o que é e como funciona

Ao fazer o planejamento de uma viagem internacional é preciso levar em consideração muitos detalhes importantes. Passagens, hospedagem, traslados, alimentação, etc. Um item porém, não pode ser esquecido nunca: o seguro viagem, quer seja para viagens de lazer ou corporativas.

Você sabe o que é e como funciona o seguro viagem? É sobre ele que vamos conversar um pouco neste artigo. De modo geral o seguro funciona como uma assistência médica que deve ser utilizada em caso de imprevistos enquanto o viajante estiver em solo estrangeiro, mas existem outras coberturas também.

Segurança contra imprevistos

Além das coberturas médico-hospitalares, os planos de seguro assistencial de viagem incluem serviços úteis para outros imprevistos: odontológicos, roubo ou extravio de bagagens e documentos, despesas farmacêuticas, traslado médico, regresso sanitário, cobertura complementar para extravio de bagagem, entre outros. Sendo que um dos mais interessantes é o seguro por cancelamento de viagem: para viajantes que tenham problemas médicos ou considerados pela seguradora como justificáveis para o cancelamento de uma viagem já programada, com a cobertura das multas impostas por hotéis, companhias aéreas e operadores (consulte a antecedência à data do embarque para validar essa cláusula).

Portanto, contratar um seguro viagem é essencial para que você fique tranquilo antes de viajar e enquanto estiver no exterior. Ademais, há países que cuja apresentação do seguro viagem é obrigatória na entrada (o mais conhecido de nós brasileiros é o Acordo de Schengen: uma convenção entre países europeus sobre política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia e três países que não são membros da UE, assinaram o acordo e exigem o seguro assistencial com cobertura mínima de 30.000 Euros para assistência médica).

Quanto custa o seguro viagem

Não é possível estimar um único valor para a contratação do seguro, uma vez que o preço muda de acordo com algumas variáveis, como a idade dos viajantes, destino e período da viagem. Sendo o tempo de estadia o principal fator para a variação de preços, mas é um valor considerado baixo em relação ao montante que se gasta para uma viagem internacional. Algumas administradoras de cartão de crédito oferecem algumas cláusulas do seguro gratuitamente a seus associados, que devem recorrer a ela em caso de emergência.

Como funciona o seguro viagem?

O seguro viagem funciona de forma semelhante a qualquer outro seguro. Em caso de precisar acioná-lo, você terá alguns números de telefone/whatsapp da empresa responsável e deve entrar em contato assim que ocorrer o problema para ser orientado pelo seguro. Atente-se para que os telefones que forem passados a vocês sejam do Brasil, garantindo assim, que o atendimento seja em português.

Sempre tenha consigo os números do contato com a seguradora, bem como o número de sua apólice. É importante lembrar que as situações nas quais você pode acionar o seguro também variam de acordo com o contrato firmado antes do embarque.

Contratação

Para contratar o seguro viagem, basta consultar com antecedência as seguradoras ou as agências de viagens parceiras, que fazem as simulações e auxiliam na escolha das melhores coberturas e no entendimento da relação custo benefício. Não é permitido emitir seguros para passageiros já embarcados.

A Ciatur oferece a contratação de seguro assistencial de viagem através de parceiros com referências de qualidade e bom atendimento, para viajantes a lazer e corporativos. Consulte preços e condições em sua próxima viagem !

Leave a Reply