Vantagens do cartão de crédito corporativo em viagens

Sua empresa ainda não tem um cartão de crédito corporativo? Pois não sabe o que está perdendo! 

As viagens corporativas são fundamentais nas empresas. Seja para fechar contratos, expandir o seu negócio, participar de reuniões ou fortalecer o networking. O fato é que elas servem para resolver situações que não são possíveis de se resolver com uma chamada de vídeo.

Apesar disso, muitos empresários não sabem como organizar as despesas de uma viagem de negócio e acabam por obter mais prejuízos do que bons resultados. Se você é um deles, saiba que não precisa ser assim! Por isso, vamos te mostrar como o cartão de crédito corporativo pode te ajudar nas suas viagens e trazer muitas vantagens para a sua empresa!

O que é o cartão de crédito corporativo

Ele funciona, basicamente, como o cartão de crédito que usamos no dia a dia para pagar nossas contas pessoais. No entanto, a diferença é que esse tipo de cartão só pode ser utilizado para despesas voltadas para o negócio. Ele possui as mesmas funções de um cartão de crédito comum, porém, foi desenvolvido especialmente para que os empresários consigam conciliar as despesas internas e externas.

Além disso, seu principal objetivo é cobrir os mais diversos tipos de despesas dos colaboradores em viagens corporativas. Ou seja, ao invés de utilizar apenas a conta bancária da organização como fonte para pagamentos, o gestor responsável pode usar o cartão corporativo para outras finalidades. Um exemplo disso, são: compras de produtos, pagamentos de serviços terceirizados, reuniões externas com clientes e fornecedores, gastos com hospedagem, transporte, alimentação em viagens a trabalho, entre outros.  

Como funciona?

Em primeiro lugar, devemos te alertar que o cartão corporativo pode ser usado por uma única pessoa ou por diversos colaboradores. No entanto, é você quem vai decidir. 

Para exemplificar, confira a seguinte situação: Digamos que sua empresa possui um gerente de marketing. Ele viaja constantemente a negócios, e a empresa, para ter mais controle e segurança, decidiu providenciar um cartão de crédito com o limite de 15 mil reais mensais para cobrir os gastos de suas viagens. 

Desse modo, o gerente paga todas as despesas, como passagens aéreas, alimentação, seguro-viagem e transportes com o cartão. Como a fatura é individual, o setor financeiro consegue saber exatamente quanto, quando e onde foi gasto.

Sendo assim, sua empresa consegue ter todas as informações de um modo detalhado sobre todas as despesas da viagem. Inclusive, verificar se o colaborador respeitou a política da empresa ou se ultrapassou o limite e as regras impostas neste período.

Principais vantagens

Se ainda não está convencido de que o cartão corporativo é uma ótima ferramenta de organização e controle, a seguir você confere suas principais vantagens.

Centralização dos gastos

Já imaginou o seu colaborador viajar e pagar todas as despesas com o próprio dinheiro? Ao voltar da viagem, ele terá que apresentar todas as notas fiscais a fim de solicitar o reembolso. Sendo assim, sua empresa terá que conferir nota por nota para verificar se está tudo correto, não é mesmo? Pois é, é um trabalho extenso e que gera muita dor de cabeça! 

Mas, com o cartão corporativo você não precisa se preocupar! Isso porque, ele possui uma fatura única. Ou seja, o próprio colaborador pode acompanhar os gastos, ao mesmo tempo que a empresa pode conferir tudo o que foi gasto com mais agilidade e segurança.

Redução de custos

Toda e qualquer empresa busca eliminar os gastos desnecessários, isso é fato. 

A partir das informações obtidas no cartão de crédito corporativo, a empresa consegue analisar quais foram os gastos recorrentes e, então, definir onde – numa próxima vez – é possível economizar.

Lembre-se: viagens corporativas sempre têm uma finalidade. Portanto, busque alinhar junto ao financeiro o que é inegociável e, também, o que pode ser descartado sem gerar prejuízo algum no objetivo da viagem.

Transparência

Infelizmente, nenhuma companhia está isenta de fraudes. Já pensou se o colaborador “perde” alguma nota fiscal ou, então, faz compras pessoais e usa a nota para justificar uma determinada despesa corporativa? Pois bem… saiba que isso não é incomum de acontecer.

Para evitar situações semelhantes, o cartão de crédito corporativo acaba por ser um método interessante para impedir que elas aconteçam. Pois há uma fatura específica com todas as informações dos gastos, com horário e local. Assim, sua empresa consegue manter a transparência e eliminar qualquer tipo de fraude.

Seguro-viagem corporativo 

Se sua empresa possui um cartão de crédito corporativo, saiba que ele também garante a segurança de seus funcionários em viagens a negócios! Isso porque, muitos deles oferecem uma linha completa com inúmeras coberturas. 

Um exemplo disso, são: acidentes em desastres naturais e/ou transportes públicos, despesas médicas, farmacêuticas e hospitalares, indenização em caso de roubo, furto ou extravio de bagagem e até atrasos e cancelamento de voos.

Mas, fique atento! As coberturas variam de cartão para cartão, a depender da seguradora que você contratou. Por isso, analise as condições de cada uma delas e escolha a que mais atenda suas necessidades, bem como a de seus colaboradores. 

Precisa organizar sua viagem corporativa? Fale com a CiaTUR!

Viu só como o cartão de crédito corporativo pode te ajudar a colher ótimos resultados de uma viagem de negócios? E nós, da CiaTUR, somos especialistas no planejamento deste modelo de viagem! 

Com a gente você tem o melhor custo-benefício e a segurança necessária para que você e/ou seus colaboradores atinjam seus objetivos! Portanto, se possui alguma dúvida sobre algum tópico deste artigo, ou quer planejar a sua viagem empresarial, entre em contato conosco!

Será um prazer imenso atendê-lo.