+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com
+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com

Checklist de viagem para a África do Sul

Está planejando uma viagem para a África do Sul? Confira o checklist que preparamos com uma lista de providências a tomar para curtir sua viagem com tranquilidade e com menos imprevistos.

Documentação necessária para a África do Sul

Aqui é um ponto crítico: se sua documentação não estiver 100% em dia, a viagem não acontece. Por isso, com o máximo de antecedência possível, verifique:

  1. Validade do seu passaporte: é preciso pelo menos duas páginas inteiras em branco, pois o carimbo de entrada no país é bem grande;
  2. Sem visto: não precisa se preocupar com visto, brasileiros não precisam de visto para entrar na África do Sul;
  3. Certificado de vacinação contra febre amarela: isso vale para todos os turistas com mais de um ano de idade. Você deve se imunizar pelo menos dez dias antes da viagem;
  4. Nome na passagem: agora é para valer: a maior parte das companhias aéreas que voam para a África do Sul, em especial a South African, exige que a passagem esteja com o nome completo e exatamente como está em seu passaporte;
  5. CNH válida: imprescindível caso tenha a intenção de alugar um carro. No caso específico da África do Sul, lembre-se de que é ‘mão inglesa’.

Outras providências para viajar para a África do Sul

Antes de qualquer viagem, além da documentação necessária, o checklist deve incluir:

Roteiro

Estabeleça um roteiro com todos os pontos turísticos que deseja visitar. Reserve um tempinho para olhar no mapa quais ficam perto entre si e aloque os mais próximos para o mesmo dia. Em um primeiro momento, pode parecer que ser tão meticuloso vai tirar a beleza e a espontaneidade da viagem, mas acredite: planejar seu itinerário com antecedência dará mais tranquilidade. Além disso, você aproveitará muito mais.

Se quiser, pode deixar algumas horas livres no dia para as “surpresas”. É natural ter vontade de visitar algum lugar de última hora.

O que levar na mala

Esta questão é bastante pessoal, mas vale o bom senso: leve o mínimo, e as roupas devem ser básicas e versáteis, para que possam ser combinadas de várias maneiras. Pesquise também sobre o clima predominante no destino durante os dias da sua viagem.

Faça uma lista e deixe-a sempre à mão, em um papel ou no celular. Ela vai te ajudar a lembrar tudo o que deve ser levado. É possível ir acrescentando itens à medida que for lembrando.

Remédios

Se você faz uso contínuo de alguma medicação, além do próprio remédio, leve também a receita original. Previna-se também levando analgésicos, antialérgicos, remédios para enjoo e não os despache: leve em sua mala de mão. Você só deve levar remédios com os quais já está acostumado, e em casos mais graves, jamais se automedique.

Seguro viagem

Já que estamos falando de saúde, é importante contratar um seguro viagem. Não apenas para acidentes ou indisposições no seu destino, mas outros problemas. É o caso de extravio de bagagem, perda ou roubo e até mesmo assessoria jurídica, em alguns casos.

Dinheiro

Ao viajar para a África do Sul, vale a pena ter algum dinheiro vivo com você. A moeda oficial do país é o Rand, mas recomendamos levar dólares americanos. Compensa muito mais que você troque dólares por Rands ao chegar ao destino.

Principais atrações

Agora que você já sabe o que deve providenciar, que tal já ir sonhando com a viagem? Confira os principais pontos turísticos do país:

  1. Parque Nacional Kruger: referência mundial quando o assunto é safári;
  2. Reserva de Madikwe: bem fácil de chegar de carro, saindo de Joanesburgo, a maior cidade do país. Ela possui boa infraestrutura, o que torna a atração uma ótima alternativa se você vai viajar com crianças.
  3. Vinícolas: são mais de 200 vinícolas produzindo vinhos que vêm ganhando a atenção dos sommeliers de todo o mundo. As fazendas viticultoras oferecem degustações e passeios para conhecer mais do maravilhoso processo de produção de vinhos.

E aí, a África do Sul será seu próximo destino? Nós na Ciatur elaboramos os melhores roteiros para transformar sua viagem em uma experiência inesquecível. Clique aqui para falar conosco!

Leave a Reply