+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com
+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com

Patagônia Argentina: 3 destinos essenciais

Você já deve ter lido em diferentes blogs de viagem sobre a Patagônia Argentina. Talvez, você até possa pensar que a Patagônia se resuma à Bariloche “a porta de entrada da Patagônia Argentina”. O que mais tem para conhecer? Longe de menosprezar Bariloche, um lugar lindo que vale muito a pena visitar, neste post, vamos ultrapassar o limiar da “porta” e conhecer 3 destinos clássicos da Patagônia Argentina: Ushuaia, El Calafate e El Chaltén.

O que é e onde fica a Patagônia?

Parte mais austral (ao sul), a Patagônia é lugar de vida selvagem e frio, muito frio! Localizada em partes do território argentino e chileno, no extremo sul da Cordilheira dos Andes, a Patagônia vai do Oceano Atlântico ao Pacífico.  Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados de extensão, a paisagem abrange desde os lagos andinos até o Cabo Horn – o ponto mais meridional da América do Sul, conhecido como “o fim do mundo”.

Estamos falando de um dos cenários mais incríveis do mundo, com glaciares e vida selvagem única! Ocupando cerca de um terço do território argentino, a Patagônia engloba as províncias de Rio Negro, Neuquén, Chubut, Santa Cruz e a Terra do Fogo. Dividida em duas grandes regiões, classificadas conforme suas características geográficas e clima, temos a Patagônia Andina e a Patagônia Atlântica. Neste texto, trataremos de 3 cidades da Patagônia Andina, caracterizadas por muitas montanhas (parte da Cordilheira dos Andes), lagos, geleiras e florestas.

El Calafate

Talvez o ponto mais famoso e desejado da Patagônia Argentina. Em El Calafate está a maior geleira horizontal do mundo: o glaciar Perito Moreno. Uma geleira gigantesca de 60 metros que pode ser vista de perto, graças a uma passarela e aos passeios de barco que chegam bem próximo ao espetáculo. Considerada um Patrimônio da Biosfera, a geleira está a 78 quilômetros da cidade e há passeios em que os visitantes fazem um mini trekking no glaciar.

El Calafate é uma linda cidade turística que, apesar de ter crescido bastante, mantém a aura de cidadezinha do interior. Sua avenida principal é repleta de lojas, cafés, chocolaterias, restaurantes e bares. No Parque Nacional Los Glaciares (casa do Perito Moreno), também é possível navegar ao encontro dos glaciares Upsala e Spegazzini.

El Chaltén

A casa de um dos povoados mais antigos da Argentina, El Chaltén tem apenas 500 habitantes. Chamada de “Capital argentina do trekking”, a cidade recebe grande número de turistas anualmente. Com uma boa infraestrutura, El Chaltén faz fronteira com o Chile (assim como El Calafate) e é dona de paisagens belíssimas. Uma cidade pacata cujo maior atrativo são as trilhas. De variados níveis e dificuldades, as trilhas são bem sinalizadas e há mapas disponíveis nos hotéis.

Entre as rotas mais exploradas estão as que levam aos picos Fitzroy e Cerro Torre. Mais difíceis e longas, as trilhas são um desafio para aventureiros do mundo inteiro. A recompensa é a paisagem magnifica das montanhas nevadas, assim como os lagos e a vegetação no caminho. Uma dica: sempre leve capa de chuva, água e comidinhas durante as trilhas.

Ushuaia

A Terra do Fogo ou o Fim do Mundo. A cidade mais austral do planeta, um dos lugares mais frios da Argentina. Ushuaia é lar de pinguins e leões marinhos. Ponto de partida para aventureiros que buscam conhecer a Antártida, em Ushuaia você pode esquiar, fazer um passeio de barco pelo Canal Beagle, conhecer o Farol de les Eclaireurs e visitar a Ilha dos Lobos Marinhos. Além de poder dar uma voltinha no trem do fim do mundo, localizado no Parque Nacional Tierra del Fuego.

É possível fazer uma caminhada com os pinguins na Ilha Martillo, conhecer o antigo presídio da cidade, hoje convertido em museu. No Cerro Castor, um dos maiores “centros de inverno” de Ushuaia, você pode praticar esqui e snowboard. No Valle de Lobos ou Valle Tierra Mayor, o visitante pode passear de trenó. As caminhadas com raquetes e trekkings guiados pelos bosques nevados são feitos nos centros Ushuaia Blanca e Haruwen. Esses centros também oferecem passeios de quadriciclo e motos de neve. Se o orçamento estiver tranquilo, vale a pena investir em um passeio de helicóptero ou bimotor pela região.

Conheça a Patagônia Argentina com a Ciatur! Visite Ushuaia, El Calafate, El Chaltén e outras cidades da região em um roteiro exclusivo.

Converse com nossos consultores e explore as belezas de uma das regiões mais impressionantes do mundo!


Leave a Reply