+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com
+55 (11) 3040-3000 faleconosco@ciatur.com

Tudo sobre ETIAS, autorização que brasileiros precisarão para países europeus

Uma das vantagens de viajar para a Europa é não precisar de visto para entrar nos países do continente. Essa facilidade é um fator que leva muitas pessoas a escolherem o continente como destino. Isso vale para conhecer lugares históricos ou para observar paisagens deslumbrantes. Apesar disso, brasileiros e pessoas de outros 14 países latino-americanos isentos desse documento terão que apresentar uma autorização quando forem a nações europeus. 

A mudança acontecerá a partir de 2021. Então quanto antes você se planejar para sua viagens do ano que vem, menos transtorno terá para entrar nos países da Europa. A autorização em questão é chamada Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem (ETIAS, sigla em inglês).

Com essa autorização, visitantes terão o direito de entradas múltiplas nos lugares onde ele é válido. Isso valerá por até três anos ou até a expiração do passaporte – o que acontecer primeiro. Você poderá realizar viagens de no máximo 90 dias num período de 180 dias.

Mais controle para os europeus

O ETIAS deve aumentar a proteção dos territórios dos países que assinaram o Tratado de Schengen, acordo que abrange uma área conhecida como Espaço Schengen. Todos os visitantes registrados poderão ser rastreados em bancos de dados internacionais de segurança. Um deles é a Organização Internacional de Política Criminal (Interpol). 

Com a documentação, os países europeus poderão fazer o registro e examinar antecipadamente os dados dos turistas isentos de visto. Isso ajudaria na identificação de possíveis ameaças. Além disso, impediria a imigração ilegal e melhoraria a gestão das fronteiras, reduzindo o tempo de espera.

Como adquirir o ETIAS

O processo para ter a documentação é relativamente rápido, podendo levar apenas alguns minutos. No entanto, o tempo para ser aprovado pode ser maior quando for necessário apresentar informações adicionais. Ele pode durar de 96 horas a duas semanas. A aprovação será enviada por e-mail e caso o resultado seja negativo, você poderá recorrer da decisão. 

Não será preciso imprimir a autorização, mas é importante ter uma cópia on-line dela, pois em qualquer momento da viagem o documento poderá ser solicitado. Ao entrar no continente europeu, você terá que mostrar o ETIAS junto do seu passaporte, inclusive para companhias aéreas e marítimas. 

Para conseguir o ETIAS, basta preencher um formulário on-line. Entre as informações solicitadas estão o país de entrada da viagem, os outros destinos que serão visitados, os antecedentes criminais e as condições médicas. Além disso, é essencial colocar dados como nome, endereço, e-mail, número de passaporte válido, nível de escolaridade e emprego. Também há um campo para informar se você possui parentes na Europa. 

A taxa é de 7 Euros (aproximadamente R$32,00). O pagamento poderá ser feito via cartão de crédito ou débito e menores de 18 anos serão isentos. Vale lembrar que, mesmo pagando e recebendo a documentação, ela não garantirá a sua entrada nos países, afinal, serão os oficiais de imigração que decidirão isso durante o desembarque. Mas claro que ter o ETIAS é mais do que meio caminho andado. 

Outros documentos importantes

Além do ETIAS e do passaporte utilizado para emitir a autorização, é indispensável ter outros documentos ao desembarcar no país desejado. É o caso de uma comprovação dos recursos financeiros usados na viagem, passagem de volta comprada e Seguro Viagem, exigido em alguns países. Se esses documentos estiverem impressos, melhor ainda.

E quem tem dupla cidadania?

Viajantes com dupla cidadania serão isentos do ETIAS se tiverem documentos de um país que não exija a autorização. O mesmo vale para quem é cidadão de uma nação europeia. Caso o turista com dupla cidadania tenha que obter o documento, sua autorização estará atrelada eletronicamente ao passaporte usado no processo de inscrição. 

Não se esqueça de todos os detalhes que apresentamos sobre o ETIAS quando for para a Europa. Clique aqui para planejar sua viagem conosco!

Leave a Reply